RENAULT DUSTER E DUSTER OROCH FICAM MAIS ECONôMICOS NA LINHA 2017

A Renault anunciou nesta terça-feira, 28, a chegada da linha 2017 do Duster e da Duster Oroch. Os modelos receberam alterações nas versões com motorização 2.0 litros, que agora está até 11,5% mais econômico em relação a configuração anterior, além da adoção de direção eletro-hidráulica. No entanto, a principal novidade fica por conta da introdução da opção de câmbio automático na linha da picape.

De acordo com o divulgado, foram usadas “soluções da Fórmula 1 para melhorar a eficiência energética”, com a adoção do sistema ESM (Energy Smart System) de regeneração de energia. Durante a desaceleração do carro, quando o motorista retira o pé do acelerador, o motor continua girando sem consumir combustível e o alternador, de forma automática, passa a recuperar energia e enviá-la para a bateria, que aumenta sua carga sem consumo de combustível. Durante a aceleração, o alternador não precisa “roubar” energia do motor para enviar à bateria, já que houve a carga na desaceleração.

A direção eletro-hidráulica também contribui para um menor consumo, além de ampliar o conforto. O sistema é variável, deixando a direção mais pesada em altas velocidades, proporcionando maior segurança. Ainda segundo a Renault, como nesse sistema a bomba da direção passa a ser acionada por um motor elétrico a parte, e não pelo motor do carro, evita-se a perda de potência e o consumo de combustível diminui em até 2%.

O motor 2.0 16V recebeu mudança da força tangencial no anel de cilindro, com redução de atrito interno e, assim, gerando uma melhoria no consumo de combustível. O propulsor manteve os números de potência e torque e recebeu nota “A” no Duster manual e na Duster Oroch, inclusive na versão automática.

Outra novidade é a adoção de “pneus verdes” para o Duster 2.0, com menor resistência ao rolamento, que também contribuem para melhorar a eficiência.

Os carros dispõem ainda da função EcoMode, acionada por um botão no painel central, que limita a potência e o torque do motor e reduz a potência do ar-condicionado, com redução de 10% no consumo. Há também o indicador de trocas de marchas Gear Shift Indicator (GSI), que auxilia o motorista a dirigir de forma econômica e eficiente ao sugerir quando reduzir ou aumentar a marcha para melhor aproveitar as características dos motores.

Quanto a Duster Oroch Automática, a caixa é a mesma do Duster, de quatro velocidades. Segundo o release da empresa, o câmbio foi desenvolvido “levando em consideração a eficiência do carro, bem como conforto e velocidade de engate, além de oferecer toda a confiabilidade da Renault”.

Além disso, tanto o Duster quanto a Duster Oroch receberam melhorias na ergonomia. O comando dos retrovisores elétricos passou do console central para a porta do motorista. Há também vidros elétricos “one-touch” e fechamento global dos vidros pela chave na versão Dynamique, bastando ao motorista dar dois cliques no controle remoto do carro, para que os vidros subam automaticamente.

Artigo retirado do site Notícias Automotivas